22 de dez de 2011
Título Original: O Xamado, teclando com o além
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 
128
ISBN: 9788577221172
Ano: 2011
Gênero Literário:
 InfantoJuvenil 
Compare e compre: BUSCAPÉ




Leonardo e seus amigos estão teclando, quando um quinto elemento aparece de forma inesperada e começa a participar do assunto. Seu nome é José Eleutério, um rapaz que precisa de auxílio para desvendar a verdadeira causa de sua morte. A princípio, a certeza do garoto é de que esse misterioso personagem se trata de um hacker. Mesmo percebendo que o “fantasma” tinha muito conhecimento sobre assuntos que Leo não poderia imaginar, ele continua descrente da história. Irritado com essa “assombração do MSN”, ele e seus amigos começam a investigar e, arriscando-se atrás de pistas, vivem uma emocionante aventura.


Leonardo é um adolescente típico, bem estilo ‘só acredito vendo’. Ele é o narrador desta história pra lá de inacreditável, que vai acabar se mostrando bem sinistra. Num chat normal pelo MSN com os amigos, no linguajar característico da internet (agora o título faz sentido, né?), os colegas se surpreendem com um tal José Eleutério pedindo ajuda para desvendar seu assassinato. Leo logo pensa que Zé Eleutério é um hacker bastante habilidoso e quer ir até o fim para descobrir quem é esse cara que está fazendo ele de besta.
O “espírito”, como ele se auto denominava, queria que os garotos provassem que ele não se suicidou, mas foi assassinado. E procurando um pouco mais, as crianças acabaram por descobrir que todos os suspeitos tinham motivos e indícios para terem cometido aquele ato.
A aventura em todo o livro é o ponto mais legal da narrativa. A autora soube dividir as horas do foco na linguagem coloquial das horas com a linguagem fluida e bem escrita da narrativa. É claro que tinha horas que eu achava as gírias exageradas nos diálogos, mas não atrapalhou em nada.
Quase nunca espero muita coisa do gênero infanto-juvenil, mas esse livro surpreendeu. Adorei as ilustrações a cada capítulo, realmente muito bem feitas. O enredo é bastante criativo e não deixa a desejar quanto à aventura que o livro mostra o tempo inteiro.
É o tipo de livro que eu gostaria muito de poder ter lido quando mais jovem, lá pro Ensino Fundamental. É um edificador do prazer pela leitura e uma ótima pedida pra quem está iniciando esse processo. Mas claro que você, que como eu, é viciado em leitura também pode ler sem restrições. É uma leitura leve e agradável, nada do que se arrepender.

Laura Bergallo é uma escritora para jovens, com treze livros publicados (inclusive na França e nos EUA), é também jornalista, publicitária e editora de publicações científicas. Laura é vencedora de prêmios como Adolfo Aizen 2006, Jabuti 2007 e PNBE 2011, e foi convidada para participar do catálogo FNLIJ da 44th e da 48th Bologna Children’s Book Fair. Seu livro Operação Buraco de Minha, foi selecionado pelo Programa Mais Cultura do Governo Federal e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2011). Laura mora com sua família no Rio de janeiro.

2sleep