26 de dez de 2011

Título Original: Jessica's Guide to Dating on The Dark Side
Tradução: Alves Calado
Páginas: 304
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 380 g
Acabamento: Brochura
Lançamento: 24/11/2010
ISBN: 9788599296905
Compare e compre: BUSCAPÉ



Jessica Packwood levava uma vida tranquila no interior da Pensilvânia e esperava ansiosamente pelo início do último ano escolar. Mas aí um novo aluno esquisitão (e muito gato) chamado Lucius Vladescu aparece do nada, dizendo que Jessica pertence à realeza vampírica e lhe foi prometida em casamento para selar a união entre os clãs mais poderosos dos vampiros. E de repente Jessica percebe que sua vida está prestes a virar de pernas para o ar.



Antes de qualquer coisa: não julgue esse livro pelo título. Como se livrar de um vampiro apaixonado = Jessica’s guide to dating on the dark side? Como assim? O título pode nos levar a crer que o livro é desses que a gente lê pra rir, passar o tempo etc. Não caiam nessa... não é um besteirol, é uma narrativa muito bem construída a qual o título traduzido não faz jus.
Mas, então... Jessica foi adotada ainda criança por um casal de pesquisadores, que estavam na Romênia. Os pais de Antanasia (verdadeiro nome de Jessica) a entregaram aos pesquisadores americanos por que corriam risco de vida, mas queriam salvar a da menina. Criada na Pensilvânia desde então, Jessica nada sabe sobre suas origens, cultura, linhagem... Até que um romeno “aluno de intercâmbio” que a conhece pelo nome de batismo (algo que ninguém de onde ela mora sabe) é alojado em sua casa. Se dizendo príncipe de um clã de vampiros de grande influência na Romênia, Lucius Vladescu vem para buscar sua noiva, Antanasia, como prevê o pacto de sua linhagem Vladescu com a de Jessica, os Dragomir, a fim de apaziguar uma guerra vampiresca.
Jessica, matematleta (uma espécie de atleta da matemática :B) que é, super racional, é claro, não acredita, não quer compreender, não aceita, é cabeça dura, enfim... E a partir dessa rejeição ao pacto, Lucius tem que se empenhar bastante para conquistar o coração da poderosa quase vampira.
O livro é narrado em primeira pessoa por Jessica, o que faz a gente perceber o quão insegura, por tentar achar razões quase científicas pra explicar tudo, ela é. Não se sente poderosa como devia, de jeito nenhum e isso é como a visualizamos, em grande parte da história. Também há capítulos em que podemos ler cartas de Lucius para seu tio, Vasile, que tem grandes planos para a união entre os dois poderosos clãs...
O personagem de Lucius não tem nada a ver com Antanasia, entretanto. Muito seguro de si, arrogante, prepotente, sarcástico e... lindo, educado, sedutor, inteligente... mal tratado quando criança, não consegue entender de primeira alguns sentimentos tão comumente humanos, como o amor entre a família. Depois de algum tempo já conseguimos perceber seu apego pelos pais de Jessica e a personalidade de Lucius foi a mais bem trabalhada no livro inteiro, com certeza.
A reviravolta do fim – com o encaixe das peças que sempre estiveram lá, mas que Lucius foi muito cego, ou talvez muito condescendente pra ver – é muito interessante. Gostei da maneira como o livro acabou: apesar de ser uma série, teve um desfecho legal. Não é como as séries em que um detalhe total-extrema-grandiosa-mente importante é deixado pra receber explicações só no próximo volume. Enquanto isso, você morre e tal. Não. Gostei bastante também de a editora ter disponibilizado o extra “O casamento” no site. Enquanto o próximo livro, Jessica Rules the Dark Side, não é lançado, a gente fica babando no vampiro romeno se casando com ela :D
Beth Fantaskey conseguiu misturar humor, romance, terror e fantasia, criando esse livro incrível que acho que vocês deveriam arranjar um tempinho pra ler!
Se vocês ajudarem comentando aqui... Com 20 comments, sai sorteio :D

Beth Fantaskey morou a vida toda no interior da Pensilvânia, um lugar sempre importante em seus livros. Ela adora viajar pelo mundo, mas tem medo de avião. É jornalista e leciona na Universidade Susquehanna. O que mais gosta de fazer é escrever para os jovens e acha o máximo interagir com eles. Como se livrar de um vampiro apaixonado é seu primeiro livro.

2sleep