14 de out de 2011


Segredo de Luísa, O
Fernando Dolabela
ISBN 9788575423387
304 páginas
16 x 23 cm
Brochura

Sinopse adaptada da quarta capa: Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a idéia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela ensina passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado.
Com uma estrutura completamente inovadora, o livro oferece a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial. 

“Com mais de 150 mil exemplares vendidos, O segredo de Luísa se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. Adotado por universidades e MBA's em todo o Brasil, o que faz este livro ser tão especial e querido pelos leitores é o fato de tratar do assunto através de uma saborosa história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens por quem nos apegamos e para quem torcemos.”

Ler livros técnicos para a maioria das pessoas é um porre, né?! Aqueles milhões de termos técnicos que teimam em não querer ser aprendidos e uma leitura chata interminável fazem a gente tomar abuso desse tipo de literatura.
Para um assunto chamado EMPREENDEDORISMO, nada melhor que um livro INOVADOR na área, não? É como Fernando Dolabela apresenta um tema que não é nada novo, mas está sendo descoberto e difundido muito recentemente, pois empreendedor “é aquele que sonha e busca transformar seu sonho em realidade”.
Geralmente se associa a atividade empreendedora a abrir um negócio. O empreendedor sabe a diferença entre uma ideia e uma oportunidade de sucesso. Para garantir que os riscos sejam minimizados (por que, defintivamente, não há como anulá-los) é necessário muito planejamento.
A partir da história de Luísa, uma estudante de odontologia não muito satisfeita com o futuro que a profissão iria lhe trazer, Dolabela explica o processo de transformação de uma ideia em uma oportunidade DE VERDADE. Da goiabada caseira de Ponte Nova, ‘a melhor do mundo’, às variações de produto das Goiabadas Maria Amália que somariam 8 milhões de dólares em exportação alguns anos mais tarde.
Ao explicar como planejar e criar uma empresa com os níveis de riscos reduzidos, o autor sensibiliza os empreendedores a fazerem um Plano de Negócios. O mais interessante desse livro é que ele permite diversos modos de leitura. Uma é a história de Luísa, seus anseios, sonhos com relação à empresa, seu noivado fracassado e expectativas de uma família do interior sobrecarregando-a. Outra é a explicação, em termos não muito técnicos, mas próprios da área de empreendedorismo e administração que se espalha pelo livro ao longo de quadros intrinsecamente ligados a passagens da história da personagem. A outra é a junção dos dois, que seria o ideal para o bom entendimento da mensagem se você quiser também aplicá-la em seu pequeno empreendimento ou na vida.
Luísa tem o perfil empreendedor ideal, está pronta para correr riscos, não desmedidos, muito pelo contrário, riscos os quais ela sabe as conseqüências, mas que os resultados valerão a pena. Jovem, bonita e com muita responsabilidade nas costas, Luísa vai aprendendo várias lições surpreendentes sobre montar uma empresa e nós acabamos aprendendo junto, como num grande e divertido estudo de caso.
Os segredos de Luísa, então, não são tão (desculpem a cacofonia) secretos assim – exceto por um, leiam! xD – são frutos de planejamento, noites mal dormidas, risco, preocupação, mas, principalmente, vontade de alcançar objetivos.
Recomendo a todos os meus colegas de Administração, futuros empreendedores e também a todos que sentem curiosidade em como montar seu próprio negócio.
Gostou do livro?
Compare e compre BUSCAPÉ

Fernando Dolabela. Mineiro e pai de três filhos, é pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - São Paulo) e Mestre em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É também consultor do CNPq, empresário e diretor da FUMSOFT. Autor do livro “OFICINA DO EMPREENDEDOR” e “O SEGREDO DE LUÍSA” entre outras tantas obras escritas e publicadas nos mais importantes congressos da área. É criador do software de plano de negócios “MAKEMONEY”, bastante citado no livro. 

E viva os autores brasileiros!

 

2sleep