1 de out de 2011




O reverso da Moeda, Giovanna Fernandes
Novo Século
Páginas: 240
Formato: 14x21cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-7679-137-9

Sinopse skoob: Três gerações e um desejo. Sonhos realizados com o poder da palavra. Pedidos impensados. Um brinquedo trazido ao mundo real. A inocência de um pequeno galeão engarrafado escondendo os seus mistérios. Piratas de madeira experimentando o gosto da vida pela primeira vez, e tornando-a amarga para centenas de pessoas. Na mente um só objetivo: apoderar-se de dois valiosos tesouros. Para isso, não mediram esforços e foram capazes de mentir, roubar, trair... e até mesmo matar. Eles só não sabiam que esse era o limite do intolerável para uma velha bruxa, que com seus poderes mágicos lhes tirou a vida, tornando-os novamente brinquedos, apenas, brinquedos.

Esse livro é da autora nacional Giovanna Fernandes, parceira do blog.
O reverso da moeda é cheio de magia, aventura, fantasia, piratas, tesouros, brinquedos que vivem... enfim! É o tipo de livro que você lê imaginando um filme infantil passando aos seus olhos.
A história gira em torno de Iago, um menino de apenas dez anos que acredita que seu pai, o pescador Noah, morreu num acidente no mar. Com isso, desde sempre ele teve a imagem de que seu pai fosse um herói, pois morreu lutando pela pequena cidade chamada Coroinha aonde seu avô vive até hoje aguardando a volta do filho da sacada da casa de frente pro mar.
Por problemas respiratórios de Iago, Estela (a mãe dele) não viu outra alternativa que não se mudar para a pequena cidade de Coroinha com Seu Antoninho, avô de Iago.
Ouvindo acidentalmente uma conversa entre Estela e seu Antoninho, Iago descobre que seu pai pode não ser aquele herói que ele sempre imaginou. Estela acusa seu Antoninho de estar ficando maluco por inventar que quando ele era criança fez um pedido à bruxa que vive na Ilha Dourada, e por causa dele, os piratas chegaram à cidade.
Iago fica curioso sobre isso e acaba pegando o galeão de brinquedo que estava guardado pelo seu avô e indo “brincar” com ele no mar. Mal sabia ele que essa simples brincadeira iria mudar a vida de Coroinha novamente...
Com um enredo bem tramado, Giovanna não deixa que as histórias secundárias se percam do rumo da principal. Conseguimos visualizar panoramicamente tudo o que acontece na história e no que isso vai influenciar mais na frente.
Adorei as reviravoltas da obra e achei que a autora foi extremamente criativa! A única coisa que me incomodou foi a demora para a narrativa pegar o ritmo. O começo não foi bastante embalado para que eu sentisse que não sairia dos trilhos, mas terminou bem. O que também me deixou confusa foi a narração... À primeira vista (e geral) a narração é em 3ª pessoa, mas há momentos em que os personagens falam por eles mesmos, passando pra 1ª pessoa do nada no capítulo.
A construção dos personagens foi boa, mas poderia ter sido mais consistente... gostaria de ter conhecido mais sobre como acabariam Carlão e Madelene, por exemplo. A personalidade dos personagens foi imprescindível, a inocência das crianças em momento algum é misturada com o instinto cruel dos piratas e a coesão da história a partir dessa separação é muito legal.
A diagramação é simples, a leitura é fácil e super recomendada tanto para o público infanto-juvenil quanto para os mais crescidinhos que gostam do estilo!

P.S.: Não sei se é paranóia minha, mas o título no final das contas não teve uma participação imprescindível como eu achei que tivesse.


Se você gostou, compare os preços do livro e compre aqui http://compare.buscape.com.br/o-reverso-da-moeda-giovanna-fernandes-9788576791379.html
A autora:
Nasceu e cresceu em Brasília. Desde cedo percebeu o especial dom para desenhar e criar. Mas a vida a levou para caminhos que a desviaram da sua real paixão: a arte. Professora primária, Tecnólogo em Processamento de Dados e Bacharel em Direito. Mesmo assim, nenhuma das profissões a afastou de seu outro dom que viria a descobrir bem mais tarde: escrever. Através das histórias infantis e infanto-juvenis, ela volta a ter contato com a sua própria infância, além de conseguir remeter qualquer adulto ao mundo da fantasia, que por um momento deixa de ser apenas das crianças.

Blog da autora: http://giovannaescritora.wordpress.com/

2sleep