18 de out de 2011

Livro: Minhas Lembranças
Autor: Juliana Ferreira
Editora: Lexia
Categoria: Literatura Nacional | Romance | Drama
ISBN: 9788563557513
Páginas: 153
Lançamento: 2011

Sinopse: Quando Ônix perde seus pais em um acidente na estrada principal da Dinamarca a caminho da comemoração da sua formatura, ela não sabia que poderia sentir o que sentiu. Culpava a si mesma por ter causado aquele desastre e o pior se lamentava por não ter dado o devido valor aos seus pais. Mas já era tarde demais. Seus tios de criação ficam cientes do acidente e então convidam Ônix para morar com eles no interior de Londres. Apesar de estar confusa e muito mal, Ônix se dá a oportunidade de reviver. E fazendo isso ela encontra com o seu velho amigo de infância. Calebe fez Ônix esquecer a sua própria dor assim que ela olhou aqueles olhos verdes melancólicos. Descobrindo o porquê da melancolia Ônix soube que aquele sentimento de amizade já não poderia ser mais chamado de amizade.

Minhas lembranças é o livro da autora nacional super fofa Juliana Ferreira que desde pequena odiava livros, mas depois que perdeu o pai e leu o primeiro romance não parou mais.
Com uma narrativa de linguagem fácil e capítulos bem rápidos, a história de Ônix e Calebe nos encanta totalmente. Ela acabou de perder os pais num acidente de carro que acredita que só aconteceu por causa do seu grande ego. Martirizada pela culpa e por não ter dado valor aos pais enquanto vivos, Ônix começa a perceber o mundo de maneira diferente... Até alguém que ela pensava amar já não significava aquilo tudo.
Seus tios que moram na Inglaterra, percebendo que se Ônix continuar sozinha na Dinamarca pode até enlouquecer, convidam-na para morar junto a eles em sua fazenda. Ônix não podia imaginar o que a esperava lá... o reencontro com um amigo de infância, dos tempos em que Ônix vinha todo verão para a fazenda, Calebe está lá a esperá-la. Tem algo novo em Calebe, um segredo que incomoda muito ela.
Depois de uma convivência, e algumas explicações, a amizade entre os dois já não é mais a mesma, não poderia ser... E a preocupação mútua deles acaba por aumentar mais o sentimento. Além de dramático e romântico, esse livro também é um pouco sobrenatural, devo dizer. Acredito que essa parte poderia ter sido melhor explicada no livro, ficou essa ponta solta ao meu ver.

Essas lembranças não saem de jeito nenhum de minha mente e não quero que elas saiam. Em hipótese alguma, quero esquecer meu passado, por mais que ele me machuque e me sangre, quero lembrar. página 124

A narrativa em primeira pessoa de Ônix me fez perceber que gostei muito mais de Calebe que dela... O jeito de escrever de Juliana é realmente impressionante no que diz respeito a passar a emoção que a personagem está sentindo, mas também acho que ela escreve como se tivesse tirando fotos, frases que funcionam como congelamentos instantâneos de ações no enredo. Em algumas horas caía bem, em outras preferiria que ela contasse mais interligado... Há que ressaltar também que uma revisão mais aprofundada seria muito importante para o livro como um todo, mas acredito que a próxima edição já virá toda revisada e nos trinques com uma capa mais linda ainda! *-*
Me apaixonei por essa leitura, quanto à questão emocional... estava no ‘mood’ de lê-lo, não poderia ser hora mais propícia. Minhas lembranças é uma lição de vida e amor, recomendado aos que, principalmente, gostam do gênero romântico estilo Nicholas Sparks.

2sleep