13 de set de 2011


Título: Impacto Fulminante
Autora: Valentine Cirano
Editora: Biblioteca 24x7
ISBN: 978-85-7893-255-8
Páginas: 294

Uma ordem secreta da antiga Babilônia ainda poderia espalhar medo ou terror aos habitantes da Terra? Haveria um meio de resgatar os poderes do antigo deus babilônico pelos membros remanescentes dessa ordem e, de posse dos mesmos, levarem pânico e destruição aos quatro cantos do planeta? O assassinato brutal do artista plástico Gregory Andersen, leva Richard Brown e Suzan Antonelli, historiadores britânicos convocados pela polícia de Londres, a identificar o significado de estranhos caracteres e pistas deixados pela vítima, pintados com seu próprio sangue numa toalha segundos antes de sua morte. As marcas deixadas por Gregory e um estranho quadro por ele pintado, levam Richard e Suzan a uma aventura frenética em busca do legendário tesouro de Dario, portador dos terríveis poderes das trevas dos deuses pagãos. Perseguições implacáveis, conduzidas por um assassino cruel e sanguinário fazem com que a aventura se torne um jogo mortal, onde Suzan e Richard precisam lutar pela própria sobrevivência.
Os membros da ordem secreta buscam desesperadamente resgatar os poderes ocultos para a conquista planetária, criando um exército imbatível, capaz de fazer com que todas as forças terrenas se curvem diante dos poderes das trevas. Seria possível impedir essa catástrofe que dizimaria os habitantes do planeta? Onde se encontra a espada utilizada pelo rei Dario e que supostamente contém a chave para trazer novamente à terra os poderes ocultos da antiga Babilônia? Cada nova página do Impacto Fulminante oferece esse desafio, da eterna luta entre o bem e o mal, para atiçar a curiosidade do leitor.


Impacto Fulminante é um suspense da autora nacional Valentine Cirano.
É bem TENSO resenhar o livro depois de uma sinopse dessas... Mas vou tentar falar do enredo e das minhas impressões gerais sobre o livro. Posso confessar que, no começo, os elementos usados por Valentine me lembraram muito a narrativa de Dan Brown em ‘O Código da Vinci’. Um pouco mais pra frente eu já estava achando que os pensamentos e diálogos dos personagens estavam se repetindo demais, tornando a narrativa um pouco redundante e deixando umas boas linhas realmente desnecessárias.
Por falar em diálogos, achei a maioria deles muito mecânico, quase impensável de se ver duas pessoas na vida real conversando daquela maneira... Mas a maneira como a autora os colocou deixou a obra bem leve, rápida e fácil de ler.

Antes de falar também da trama, gostaria de citar as caras e bocas que fazia toda vez que achava um erro ortográfico no livro... Deixa eu esclarecer: sou MUITO PARANÓICA com escrita errada, troca de “s” por “c” em “anciosa”, concordância verbal, etc, etc e tal; Então... o negócio é que achei bastante disso em Impacto Fulminante e isso me deixou incomodada. A revisão poderia ter sido melhor.
Mas agora, deixando essas coisas menores de lado... a trama é realmente incrível! Nem que eu quisesse muito poderia ter imaginado um final com tantas reviravoltas e supresas como aconteceu. Tudo muito elétrico, muita informação e deu pra perceber a grande e vasta pesquisa que a autora precisou fazer para escrever este livro.

Como já dito na sinopse, Suzan e Richard são historiadores britânicos e são convidados a desvendar símbolos que Gregory Andersen deixou pintados à sangue numa toalha em seus últimos instantes de vida. O casal acaba se envolvendo demais e arrastando pessoas inocentes, que também acabam mortas, para esse mistério. Uma dessas pessoas é um ex professor de Suzan, Andy, a quem ela pediu ajuda para desvendar o mistério.

Com a morte de seu amigo, Suzan decide que vai descobrir quem é seu assassino, custe o que custar; até mesmo a segurança de sua própria vida e de seu amado noivo Richard.
Eles seguem todas as pistas que decifram, passando pelo litoral da Bahia, indo para o Rio de Janeiro, Paraná e ao Rio Grande do Sul e só então retornando a Paris com a certeza de que os quadros de Frans Post carregavam o que o mistério escondia. E deixando mais pessoas inocentes mortas para trás...
E assim, com uma narrativa que melhora depois da metade do livro, deixando o leitor sem querer parar de ler pra saber o que vem depois (eu, por exemplo, fiquei até 2h30 a.m. lendo a segunda metade do livro de tão entretida que estava). O livro é recomendadíssimo por essas razões todas do enredo, de um final totalmente inimaginável e muuuita aventura!
E, pra não soltar mais nada, acho que é isso.

Esse livro tem continuação, olha os próximos da saga:
La Fontana de Trevi, o último Sudarista
O oráculo de Apolo.


Blog da autora: http://valentinecirano.blogspot.com/ Tem como entrar em contato com ela e comprar mais barato que pelos sites das livrarias :)






2sleep