30 de dez de 2010
Desde o último dia 1º de janeiro os amantes da leitura têm um novo canal para compartilhar suas preferências e conhecer os hábitos de leitura de outras pessoas. Esse canal é o site Skoob (www.skoob.com.br), que significa Books (livros, em inglês) ao contrário.
A ideia surgiu numa ocasião em que o analista de sistemas Lindenberg Moreira, de 32 anos, discutia com amigos sobre os seus gostos literários e sobre o que cada um estava lendo naquele momento. Apesar do pouco tempo de existência do site, já são mais de 15 mil usuários cadastrados.
De acordo com Lindenberg, o Skoob tem como objetivo principal, socializar o ato de ler. “A leitura geralmente é algo solitário. Ler um bom livro é maravilhoso e poder compartilhar essa leitura com outras pessoas deixa tudo ainda mais fascinante”, destaca o criador do portal.
Ao se cadastrar no site, a primeira coisa que o usuário precisa fazer é montar a sua estante virtual. Para isso, a pessoa vai realizando buscas pelos livros e depois clica no botão "adicionar". O usuário irá escolher então uma das seguintes opções: li, estou lendo, vou ler, relendo e abandonei. Montada a estante virtual, o usuário pode começar a escrever as suas resenhas, descobrir quais dos seus amigos leram o mesmo livro e o que eles acharam, pode fazer comentários em resenhas de outras pessoas e também escrever o histórico de leitura do livro que está lendo. O histórico de leitura permite que o usuário diga o que está achando até uma determinada página do livro, fazendo um pequeno comentário e estipulando uma nota para as páginas lidas até o momento.
Diferentemente de outras redes sociais, que focam apenas na questão do relacionamento, o Skoob possui um grande apelo cultural. Para Lindenberg Moreira, o site é uma ótima ferramenta para estimular a leitura nas escolas e universidades.
Acho a rede totalmente digna, primeiro por que é brasileira, segundo por que não deixa morrer a vontade de ler, compartilhar e comparar com outras pessoas o que você gosta de ler. Prova de que as duas realidades de leitura (impressa e online) podem coexistir (não que o skoob seja pra você ler lá, mas querendo ou não o livro em papel não morre nunca! isso que eu quis dizer Smiley de boca aberta)
Seguinte, pessoal que gosta de ler, ENTRE, faça seu perfil e me adicione aqui: http://www.skoob.com.br/usuario/165732 haha



Boas festas!

3 revelations:

Andrezza disse...

so quem bomba na night campinense! me da ate orgulho. fareei meu perfil, lhe seguirei e bombaremos na literatura agora!]

Anônimo disse...

O Skoob já está com quase 300 mil usuários... olhe esse post: http://www.subtitulo.com.br/2010/12/skoob_27.html

Felipe Guedes Pinheiro disse...

nossa, ótima fica! vou fazer meu cadastro agora... :]

Postar um comentário

2sleep